segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CONCLUSÕES - PASSEIOS REALIZADOS

Santa Catarina reserva lindas paisagens e belos locais históricos. Esta viagem percorreu boa parte do chamado Vale Europeu, região desbravada por colonos estrangeiros que aqui vislumbraram uma melhor vida para os seus em comparação a que tinham no velho continente.

Gente de pulso firme e um ideal: crescer e transformar a região em um pedacinho de sua terra natal. Histórias com a do Dr. Blumenau, irmãos Hering, Carl Weege, Teichmann entre outros tantos são retratadas e alimentadas pelo povo local, que tem orgulho de manter viva as histórias de sua fundação.

Iniciei os passeios em Tubarão/SC visitando o Museu do Trem. Imperdível para quem tem curiosidade em saber como eram as antigas locomotivas à vapor e como elas ajudaram os pioneiros a colonizar e trazer o desenvolvimento a região.

Desci e subi pela bela Serra do Rio do Rastro. Comentários são desnecessários diante da beleza natural do local.

Em Urubici/SC o passeio obrigatório é o Morro da Igreja, onde de lá avista-se a Pedra Furada. Belíssima paisagem! Ao lado pode-se visitar a Cachoeira Véu de Noiva, vale a visita. Não visitei a Serra do Corvo Branco devido as obras de pavimentação da estrada além das condições da mesma. Outro ponto que não consegui visitar mas também de igual beleza segundo os moradores da cidade é a Cachoeira do Avencal. Ficará para uma próxima visita.

A noite a pedida foi um prato de Truta ao Alho no Zecas Bar. Recomendação do Professor Verto, acertada por sinal.


Agora o destino é Blumenau/SC. Encantos nesta terra não faltam, principalmente os históricos. Aqui visitei e recomendo todos, seja pra tirar fotos ou conhecer a cultura local:
  • Parque Vila Germânica (local da Oktoberfest);
  • Museu Hering;
  • Prefeitura;
  • Museu de Hábitos e Costumes;
  • Castelinho da Havan;
  • Museu da Família Colonial;
  • Horto Botânico Edith Gaertner e seu Cemitério de Gatos;
  • Museu da Cerveja;
  • Locomotiva Macuca;
  • Mausoléu do Dr. Blumenau;
  • Cervejaria Bierland.
Queria conhecer ainda o Vapor Blumenau, porém faltou tempo!

Aqui de fato comecei a degustar da culinária germânica: comi no Parque Vila Germânica um Einsbein com chucrute e salsichões! Que comida! Servida é claro com um belo chopp artesanal!

Depois de 2 dias nesta bela cidade, rumei a Pomerode/SC, ao lado de Blumenau. Mais cultura germana e boa comida e bebida! Povo simpático e humilde como em praticamente todo o sul do país. Aqui visitei e também recomendo:
  • Museu Pomerano;
  • Zoo de Pomerode;
  • Rota do Enxaimel;
  • Restaurante Siedlertal (peça um Marreco Recheado);
  • Museu Teichmann;
  • Cervejaria Schornstein.
  • Pizzaria Tarthurell.
A Rota do Enxaimel é uma longa rua onde ainda existem várias casas no estilo enxaimel, como nos tempos da colônia. A visita ao Museu Teichmann é obrigatória! Não deixe de se deslumbrar com as várias peças entalhadas na madeira. A pedida na Pizzaria é a Nonna Mia. Não se arrependerá! Chopp artesanal Borck de Timbó/SC, maturado em barris de carvalho... precisa dizer mais? Se você tem pena de comer o pobre do marreco no Restaurante Siedlertal, peça um outro prato típico. O que não vale é vir de tão longe e pedir uma alcatra grelhada, certo?!

Também aqui como em Blumenau, gostaria de visitar o Museu do Marceneiro e a Casa do Imigrante Carl Weege, porém faltou tempo também.

Aproveite a tarde gostosa da cidade e como um doce típico acompanhado com um belo café pasado no Café Mils. A dica que dou é: Torta de Maçã com castanhas...

A grosso modo, o passeio foi esse por essas bandas. Para se visitar tudo o que a região dispõem ao turista é necessário mais alguns dias.

O sul é lindo, seja pelas belezas naturais, pelo povo simpático e educado, pela rica cultura que os pioneiros trouxeram e hoje faz parte da nossa também, arquitetura limpa e bela sem nenhum exagero. E no sul Santa Catarina se desponta. Estado abençoado este heim!

Ainda para os amantes da boa cerveja, existe o Roteiro da Cerveja na região de Itajaí/Vale Europeu. Conteúdo para uma outra viagem...

Não poderia deixar de comentar sobre outras cidades com atrações também na região, como São Joaquim, Bom Retiro, Joinville, Jaraguá do Sul, etc... aliás, em Jaraguá do Sul a pedida é visitar o Parque Malwee.

Próximo post, CONCLUSÕES - ONDE DORMIR?

Um comentário:

  1. Douglas... bela trip. O que achei mais legal foram as inclusões de museus e da parte cultural. Agora, a foto daquele joelho de porco... judiou! Parabéns!

    ResponderExcluir